14 dezembro 2014

Resenha | Mundo de Sofia

Titulo: Mundo de Sofia
Titulo original: Sophie's World
Autor(a): Jostein Gaarder
Nº de páginas: 560
ISBN: 9788535921892
Editora: Cia das Letras
Ano: 1991
Comprar
Sinopse: Cartas anônimas começam a chegar à caixa de correio da menina Sofia. Elas trazem perguntas sobre a existência e o entendimento da realidade. Por meio de um thriller emocionante, Gaarder conta a história da filosofia, dos pré-socráticos aos pós-modernos, de maneira acessível a todas as idades


Sofia é uma garota norueguesa comum que as vésperas de seu aniversario de 15 anos começa a receber cartas anônimas em sua caixa de correio que trazem perguntas filosóficas e um pouco da história da filosofia. Não sei  se é certo falar que a protagonista dessa história seja Sofia, pois ela meio que fica em segundo plano no livro, acredito que a real protagonista nessa história seja a filosofia.

A maior parte do livro são essas cartas, e ele intercala com as reações de Sofia sobre as mesmas e como esse novo curso via correspondência sobre a filosofia vai “afetando” sua vida.

As cartas têm um conteúdo absolutamente muito interessante, vão contando praticamente toda a história da filosofia mesmo. Porém, é muito conteúdo, e vai passando de filosofo e visões filosóficas um pouco rápido demais, claro que é compressível já que se fosse entrar em maiores detalhes sobre cada assunto você teria um livro com mais de 1000 páginas, mas se você quiser realmente absorver tudo que está escrito seria interessante fazer algumas anotações e ler um capitulo por vez e ir refletindo sobre cada um deles.

Em meio as cartas temos um mistério: Sofia também encontra diversos cartões postais de um misterioso homem do Líbano desejando feliz aniversário para sua filha Hilde, e pelo conteúdo desses postais ele parece saber tudo sobre Sofia. Em certo ponto esse mistério todo me irritava um pouco, parecia fantasioso demais, porém quando você descobre porque esse homem sabe tudo sobre Sofia e como ele envia esses postais para sua filha, meio que sua cabeça explode. Sério, é genial.

Porém depois de revelado o mistério o livro fica um pouco cansativo, o conteúdo filosófico continua interessante, mas são muitas visões sobre um mesmo assunto e se você está lendo rápido demais acaba cansando.

Uma dica pra quando você for comprar/pegar emprestado/baixar/roubar o livro é olhar qual edição é. Pois eu estava lendo uma edição da biblioteca de onde estudo e era um tipo de escrita, depois eu devolvi o livro e baixei um ebook pra consultar algumas coisas e era uma versão totalmente diferente, com uma linguagem um pouco mais arcaica, então eu procurei outro ebook, e quando achei a escrita era diferente das duas outras versões. 

Conclusão: O livro é muito bom, tem um conteúdo educativo muito grande, tanto em filosofia como em história também. A ideia do livro é realmente genial, não vou contar o que o torna genial pois pode ser um grande spoiler, mas se você ler perceberá do que estou falando.

Nota para o livro.





Um comentário:

  1. Preciso reler esse livro. Qual edição você recomenda? Obrigada!

    ResponderExcluir