04 agosto 2016

Os 10 melhores livros para jovens leitores

Livros para jovens
Algumas pessoas começam o seu gosto pela leitura muito cedo, com seus 6/7 anos, até mesmo sem a influencia de um adulto, simplesmente se interessa pelas palavras e começa a pegar revistas, livros, gibis e tudo mais que encontrar pela casa para ler. Porém, acho que esse não é o cenário mais rotineiro dos lares brasileiros, visto que a população do país lê em média apenas quatro livros por ano.

Hábitos são difíceis de mudar, principalmente quando já se é adulto, e vemos bastante pais e familiares, ou até amigos, que gostariam de introduzir alguém ao habito de ler, de se aventurar pelos campos da imaginação que a leitura nos proporciona. Como eu disse: hábitos são difíceis de mudar. Por isso, que o ideal é começar a apresentar a leitura para a pessoa ainda jovem, quando ela está formando seus hábitos que provavelmente levará para a vida toda.

Se você quer mostrar o mundo da literatura para uma criança ou adolescente, uma dica é escolher livros onde os personagens possuam uma idade aproximada da dela, assim será um pouco mais fácil para mergulhar na história e se divertir lendo.

A maioria das pessoas que tem o hábito de ler, que eu conheço, começaram lendo alguns dos livros aqui, e depois disso se interessaram por ir atrás de mais e mais livros. Então, vamos a lista:

Melhores livros para jovens


Saga Percy Jackson
Bem recebida pela crítica especializada, a coleção Percy Jackson e os Olimpianos conquista por explorar a mitologia grega sob a ótica infanto-juvenil. E este é seu ponto forte: mostrar às crianças como elas podem desfrutar de uma aventura alucinante por conta própria Os livros de Percy Jackson iniciou muitos jovens no mundo da leitura, além de incentivar muitos deles à conhecer melhor toda a mitologia grega.



Saga Harry Potter
Antes de Percy Jackson incentivar os jovens à ler, Harry Potter influenciou toda uma geração que acompanhava os filmes no cinema e na ânsia pela história liam e reliam as histórias dos livros.



O Mundo de Sofia
Cartas anônimas começam a chegar à caixa de correio da menina Sofia. Elas trazem perguntas sobre a existência e o entendimento da realidade. Por meio de um thriller emocionante, Gaarder conta a história da filosofia, dos pré-socráticos aos pós-modernos, de maneira acessível a todas as idades. Já fiz uma resenha dele aqui, confira.




A Culpa é das Estrelas
Hazel foi diagnosticada com câncer aos treze anos e agora, aos dezesseis, sobrevive graças a uma droga revolucionária que detém a metástase em seus pulmões. Ela sabe que sua doença é terminal e passa os dias vendo tevê e lendo Uma aflição imperial, livro cujo autor deixou muitas perguntas sem resposta. Essa era sua rotina até ela conhecer Augustus Waters, um jovem de dezessete anos que perdeu uma perna devido a um osteosarcoma, em um Grupo de Apoio a Crianças com Câncer. Como Hazel, Gus é inteligente, tem senso de humor e gosta de ironizar os clichês do mundo do câncer - a principal arma dos dois para enfrentar a doença que lentamente drena a vida das pessoas. Com a ajuda de uma instituição que se dedica a realizar o último desejo de crianças doentes, eles embarcam para Amsterdã para procurar Peter Van Houten, o autor de Uma aflição imperial, em busca das respostas que desejam. 



As Vantagens de Ser Invisível
Cartas mais íntimas que um diário, estranhamente únicas, hilárias e devastadoras - são apenas através delas que Charlie compartilha todo o seu mundinho com o leitor. Enveredando pelo universo dos primeiros encontros, dramas familiares, novos amigos, sexo, drogas e daquela música perfeita que nos faz sentir infinito, o roteirista Stephen Chbosky lança luz sobre o amadurecimento no ambiente da escola, um local por vezes opressor e sinônimo de ameaça. Uma leitura que deixa visível os problemas e crises próprios da juventude.


O Meu Pé de Laranja Lima
Na obra juvenil mais conhecida de José Mauro, a pobreza, a solidão e o desajuste social vistos pelos olhos ingênuos de uma criança de seis anos. Nascido em uma família pobre e numerosa, Zezé é um menino especial, que envolve o leitor ao revelar seus sonhos e desejos, por meio de conversas com o seu pé de laranja lima, encontrando na fantasia a alegria de viver.






Extraordinário
O livro conta a história de Auggie, um menino que nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial. Em um manifesto em favor da gentileza, ele enfrenta uma missão nada fácil quando começa a frequentar a escola pela primeira vez: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.





A Droga da Obediência
Num clima de muito mistério e suspense, cinco estudantes — os Karas — enfrentam uma macabra trama internacional: o sinistro Doutor Q.I. pretende subjugar a humanidade aos seus desígnios, aplicando na juventude uma perigosa droga! E essa droga já está sendo experimentada em alunos dos melhores colégios de São Paulo.
Esse é um trabalho para os Karas: o avesso dos coroas, o contrário dos caretas!




O Pequeno Príncipe
Livro de criança? Com certeza.
Livro de adulto também, pois todo homem traz dentro de si o menino que foi.
Como explicar a adoção deste livro por povos tão variados, em tantos países de todos os continentes? Como explicar que ele seja lido sempre por tanto milhões e milhões de pessoas? Como explicar a atualidade deste livro traduzido em oitenta línguas diferentes?
Como compreender que uma história aparentemente tão ingênua seja comovente para tantas pessoas?
O Pequeno Príncipe devolve a cada um o mistério da infância. De repente retornam os sonhos. Reaparece a lembrança de questionamentos, desvelam-se incoerências acomodadas, quase já imperceptíveis na pressa do dia a dia. Voltam ao coração escondidas recordações. O reencontro, o homem-menino.


O Diário de Anne Frank
O depoimento da pequena Anne Frank, morta pelos nazistas após passar anos escondida no sótão de uma casa em Amsterdã, ainda hoje emociona leitores no mundo inteiro. Seus diário narra os sentimentos, medos e pequenas alegrias de uma menina judia que, com sua família, lutou em vão para sobreviver ao Holocausto.
Lançado em 1947, O Diário de Anne Frank tronou-se um dos maiores sucessos editoriais de todos os tempos. Um livro tocante e importante que conta às novas gerações os horrores da perseguição aos judeus durante a Segunda Guerra Mundial.
Agora, seis décadas após ter sido escrito, este relato finalmente é publicado na íntegra, com um caderno de fotos e o resgate de trechos que permaneciam inéditos. Uma nova edição que aprofunda e aumenta nossa compreensão da vida e da personalidade dessa menina que se transformou em um dos grandes símbolos da luta contra a opressão e a injustiça. E consagra O Diário de Anne Frank como um dos livros de maior importância do século XX. Uma obra que deve ser lida por todos, para evitar que atrocidades parecidas voltem a acontecer neste mundo.
________________________________________________________________

Você se lembra do primeiro livro que leu? Comente! 

Um comentário:

  1. O primeiro livro que li foi o sexto livro da saga de Harry Potter "Harry Potter e o enigma do principe". Tinha uns 13 anos e estava entediada no aeroporto aguardando um voo, dai meu pai foi numa livraria e comprou esse livro. O problema é que eu não tinha lido nenhum kkk e na época so tinha lançado até o segundo filme da saga, fiquei perdidinha kkk. Mas depois de um ano, quando finalmente terminei de ler, tomei gosto pela leitura.

    ResponderExcluir