28 setembro 2014
24 setembro 2014
Titulo: Maze Runner #3: A Cura Mortal
Titulo original: The Death Cure
Autor(a): James Dashner
Nº de páginas: 368
ISBN: 9788576833888
Editora: V&R
Ano: 2012
Comprar
Titulo original: The Death Cure
Autor(a): James Dashner
Nº de páginas: 368
ISBN: 9788576833888
Editora: V&R
Ano: 2012
Comprar
20 setembro 2014
Titulo: Maze Runner #2: Prova de Fogo
Titulo original: The Scorch Trials
Autor(a): James Dashner
Nº de páginas: 400
ISBN: 9788576832997
Editora: V&R
Ano: 2011
Comprar
Titulo original: The Scorch Trials
Autor(a): James Dashner
Nº de páginas: 400
ISBN: 9788576832997
Editora: V&R
Ano: 2011
Comprar
14 setembro 2014
As sagas e trilogias fazem muito sucesso no mundo todo, e ultimamente essa paixão vem crescendo ainda mais, principalmente entre os adolescentes. Só que a grande maioria conhece apenas as sagas/trilogias estrangeiras e famosas, como: Jogos Vorazes, Harry Potter, Senhor dos Anéis, e etc..
Vemos até algumas trilogias de fantasia nacionais entre os mais vendidos, como é o caso de "Filhos do Eden" do Eduardo Spohr, e "Dragões de Éter" do Raphael Draccon, mas existe outras que só quem realmente procura mais sobre a literatura nacional atual, que está presente em grupos de leitura, acaba conhecendo.
Pensando nisso resolvi reunir aqui algumas das sagas/trilogias nacionais que valem a pena você dar uma conferida, algumas vocês já devem até conhecer ou ter ouvido falar, mas espero pelo menos apresentar alguma nova pra vocês.
Nome da Saga: A Arma Escarlate
Autora: Renata Ventura
Livros já publicados: "A Arma Escarlate" e "A Comissão Chapeleira".
Quantos livros a série terá no total?: 6
Sinopse: O ano é 1997. Em meio a um intenso tiroteio, durante uma das épocas mais sangrentas da favela Santa Marta, um menino de 13 anos descobre que é bruxo. Jurado de morte pelos chefes do tráfico, Hugo foge com apenas um objetivo em mente: aprender magia o suficiente para voltar e enfrentar o bandido que está ameaçando sua família. Neste processo de aprendizado, no entanto, ele pode acabar descobrindo o quanto de bandido há dentro dele mesmo
Nome da Saga: Anômalos
Autora: Bárbara Morais
Livros já publicados: "A Ilha dos Dissidentes" e "A Ameaça Invisível"
Quantos livros a série terá no total?: 3
Sinopse:Sybil é uma órfã de 16 anos, que nasceu em uma zona de conflito em uma região muito pobre da União, um dos dois grandes países em que o planeta está dividido, e no qual habita a humanidade em um futuro distante. A bordo do navio que sofre um terrível naufrágio, no qual morrem milhares de pessoas, a jovem é, estranhamente, a única sobrevivente. Testes revelam que ela tem uma mutação genética que a faz ter a capacidade de respirar embaixo d¿água. Na realidade, ela descobre fazer parte dos anômalos, um grupo de mutantes com habilidades sobre-humanas que surgiram na população como resultado de guerras nucleares e tempestades solares. A sociedade, porém, conflituosa e preconceituosa, considera-os como aberrações e eles são obrigados a viver isolados. Quando a capacidade de Sybil é confirmada, ela é levada para viver com uma família adotiva em uma imensa cidade especial para mutantes. Com uma vida melhor que antes, novos amigos e uma escola onde desenvolver suas habilidades, logo se vê obrigada a retribuir tudo o que recebeu. O governo a convoca, junto com um grupo de outros jovens, para uma missão especial e confidencial, em uma ilha, em que será obrigada a usar suas capacidades para permanecer viva. Ela descobre, porém, que ser uma anômala é bem mais perigoso do que imaginava, e que está presa em uma intrincada engrenagem muito maior, da qual precisará escapar se quiser viver com liberdade.
Nome da Saga: Deuses de Dois Mundos
Autor: PJ Pereira
Livros já publicados: "O Livro do Silêncio" e "O Livro da Traição"
Quantos livros a série terá no total?: 3
Sinopse:Um grupo de cinco leitores foi chamado a opinar sobre o primeiro livro da série Deuses de dois mundos, O livro do silêncio. O retorno não poderia ser mais animador. O de 16 anos achou que é uma mistura de Percy Jackson com Jorge Amado. A de 28, de Senhor dos Anéis com África. Uma de 30, de Harry Potter com 50 tons de cinza. Um de 36, de Matrix com Orfeu Negro. E uma de 42, Reino das Águas Claras com House of Cards. É isso, o primeiro livro do mais que premiado publicitário PJ Pereira é ambicioso e voltado para um público amplo, tem cenas sensuais e por isso talvez atraia um público a partir dos 16 anos, mas tem vários outros elementos e é narrado num ritmo capaz de deixar o leitor alucinado e curioso. O segredo da história é entrelaçar os dois mundos: São Paulo onde vive um jornalista audacioso, doido para ascender nas redações e conquistar uma posição de destaque, investigando um grande escândalo empresarial e se envolvendo com colegas, chefes e chefs (sim, ele gosta de comer bem). E Orum, onde vivem os orixás, o mundo da rica mitologia africana, onde Orunmilá, o maior advinho de todos tem os seus poderes silenciados e tenta entender como recuperar sua capacidade de antever o futuro. Numa jornada que aos poucos vai revelando como é possível que os dois mundos tão distantes no tempo e no espaço se comuniquem, o leitor vai descobrindo os sentimentos mais fortes capazes de guiar pessoas e deuses. Irá Orunmilá com a ajuda de Exu, Ogum, Oxóssi, Oxum reencontrar seus poderes? Irá Newton Fernandes compreender a origem das estranhas coisas que passaram a lhe acontecer? Mergulhe você também neste livro do silêncio
Nome da Saga: O Legado Folclórico
Autor: Felipe Castilho
Livros já publicados: "Ouro, Fogo & Megabytes" e "Prata, Terra & Lua Cheia"
Quantos livros a série terá no total?: 5
Sinopse: É revigorante saber que nem só de bruxas, elfos, fadas, trolls e outros personagens fantásticos estrangeiros vive a literatura fantástica produzida no Brasil. E é bom também ver que alguns autores se interessam em resgatar e renovar nosso folclore, nossa cultura e colocar personagens transitando em lugares onde vivemos e conhecemos e sabemos estar a apenas uma viagem de ônibus deles.
Essa é a proposta do escritor Felipe Castilho com sua série O Legado Folclórico. E o que é melhor, cheio de referências à cultura nerd/geek misturada à nossas próprias lendas.
Nome da Saga: O Príncipe Gato
Autor: Bento de Luca
Livros já publicados: "O Príncipe Gato e a Ampulheta do Tempo", "O Príncipe Gato e a Flor-Cadáver" e "O Príncipe Gato e a Armada da Noite"
Quantos livros a série terá no total?: 3. Todos já publicados.
Sinopse: Através de um Buraco de Minhoca — túnel dimensional que interliga dois mundos — localizado no Parque do Trianon, São Paulo, surge um viajante felino movido por uma única e importantíssima missão: a busca por uma lendária ampulheta. Escondida em algum local inóspito da cidade, a relíquia é a única capaz de salvar Marshmallow, terra do Príncipe Gato, que está à beira da destruição. No entanto, parece que ele não foi o único a atravessar o portal. Seres malignos irromperam das barreiras e logo declararam uma caçada voraz, com objetivos mais sombrios... Além de seus perseguidores, o Gato luta contra seu maior inimigo: o Tempo. É preciso encontrar este objeto antes que seja tarde e seu mundo esteja para sempre perdido. Contudo, ele não estará sozinho nesta empreitada e poderá contar com a ajuda de seus fiéis companheiros. Fascinante, angustiante e até mesmo engraçada, a história retrata os mistérios jamais desvendados da cidade paulistana, com um toque de magia e esperança.
Já li os dois primeiros livros da série "O Legado Folclórico" e realmente gostei bastante, além disso conheci o autor Felipe Castilho na Bienal, conversamos um pouco sobre a livro e ele é muito gente boa. Estou no aguardo dos outros livros da saga.
Também conheci a Renata Ventura e comprei o primeiro livro de "A Arma Escarlate", e pretendo começar a ler o livro em breve. Outro livro da lista que lerei em breve é o primeiro de "O Príncipe Gato", fiz uma troca pelo Skoob e estou esperando chegar.
Pretendo comprar o "Ilha dos Dissidentes", o primeiro da Trilogia Anômalos, pois faz tempo que desejo ele.
Já os livros de "Deuses de Dois Mundos" eu nunca havia ouvido falar, achei enquanto procurava as outras sagas para fazer essa lista, gostei bastante da sinopse e li algumas resenhas positivas e resolvi coloca-lo na lista aqui no blog e na minha de "Vou ler" do Skoob.
Dê dicas de outras sagas e trilogias nos comentários, e quem sabe depois faço uma segunda parte desse post.
07 setembro 2014
Nome original: The Maze RunnerFui convidado para assistir a pré-estreia do filme que ocorreu no último sábado em São Paulo, o convite ocorreu na quarta ou na quinta, exatamente na semana em que eu estava lendo o livro. Como eu queria ler o livro antes de estreia do filme, pois não queria spoilers nem nada, então quando fui convidado pra pré-estreia foi um incentivo ainda maior para ler logo o livro (que você pode ver a resenha que eu fiz aqui).
Duração: 1h53min
Direção: Wes Ball
Elenco: Dylan O'Brien, Kaya Scodelario, Will Poulter, Thomas Brodie-Sangster, Ki Hong Lee, e outros.
Produção: 20th Century Fox
Terminei de ler o livro na sexta de madrugada, e fui assistir ao filme no sábado pela manhã. O que acho que talvez tenha sido algo um pouco ruim ter assistido o filme com o livro tão "fresco" na memória.
Eu sabia que iam haver mudanças no filme, meu único medo era de que a Fox fizesse com Maze Runner o mesmo que fizeram com Percy Jackson e assim estragassem mais uma futura franquia de filmes que tinha tudo pra ser um grande sucesso. Não estragaram.
Em sua maioria, as mudanças que fizeram foram quase todas necessárias para adaptar o livro para as telas, alguns fãs dos livros podem até ter sentido falta de alguns elementos do livro, mas as mudanças não afetaram em nada o desempenho do filme na minha opinião.
O filme funciona muito bem, tem um equilíbrio muito bom com as cenas de ação e com cenas mais descontraídas, o que não deixa o filme com um clima tenso o tempo todo. Porém, eu senti que faltou criar um pouco mais de suspense durante o filme todo, deixando isso mais pro final.
Alguns dos pontos positivos do filme foram: a fotografia, a construção do cenário está muito boa mesmo, assim como os efeitos especiais. Recriaram perfeitamente a Clareira e os Verdugos. Os atores também foram perfeitos para os papéis.
O final realmente consegue deixar você ansioso para os próximos filmes.
_____________
Se quiser deixar sua opinião ou pergunta sobre o filme nos comentários, fique a vontade.
02 setembro 2014
Titulo: Anjo Mecânico
Titulo original: Clockwork Angel
Autor(a): Cassandra Clare
Nº de páginas: 390
ISBN: 9788501092687
Editora: Galera Record
Ano: 2012
Anjo Mecânico é o primeiro livro da trilogia As Peças Infernais, escrito pela autora Cassandra Clare, que também escreveu a famosa saga Instrumentos Mortais.
Eu já acompanhava a saga o Instrumentos Mortais, porém ela teve seu fim no começo desse ano. Já sabia que havia os livros de As peças infernais, e que apesar de não fazer parte da história principal de IM, soube que as duas de certa forma se entrelaçam e que até alguns outros personagens estão presentes em ambas as sagas.
O livro conta a história de Tessa, que logo após a morte de sua tia recebe uma carta do seu irmão pedindo para que ela saia de Nova York, onde morava com a tia, e vá morar com ele em Londres. Porém, ao chegar lá ela é sequestrada por duas feiticeiras chamadas As Irmãs Sombrias, que revelam que ela possui a capacidade de se transformar em outras pessoas apenas tocando algum objeto pertencente aquela pessoa. Com isso as irmãs mantém Tessa prisioneira e obrigam ela a treinar seu poder para que depois ela seja dada para um homem no qual elas se referem como o "Magistrado", e se case com ele.
Logo depois Tessa é salva por Will, e então somos apresentados ao universo dos Caçadores de Sombras, algo que já estou bem familiarizado depois de 6 livros de Instrumentos Mortais, mas o livro explica bem todo o contexto dos Caçadores de Sombras, do Instituto, etc... Claro que estamos no primeiro livro da trilogia e muito mais mitologia deve ser apresentada, mas o livro consegue te deixar a par de tudo que ocorre no Mundo das Sombras.
Algo que me incomodou um pouco no começo e no meio do livro, é que tudo estava caminhando por um caminho bem clichê, com semelhanças gritantes em relação á saga anterior da Cassandra Clare, personagens exatamente iguais, mesmo rumo na história. Porém ainda no meio do livro a história vai se aprofundando mais, e você percebe que são só semelhanças mesmo, e o livro toma seu rumo próprio.
O que achei bem interessante durante livro, foi o fato de que por se passar em uma época anterior a nossa, a Tessa estranha o fato de muitas coisas na vida dos Caçadores de Sombras serem realizadas por mulheres, ou a forma mais corajosa das mesmas, já que naquela época o homem que cuidava da maioria dos assuntos e as mulheres basicamente só cuidavam da casa. É algo que conta como um ponto positivo pro livro.
Um ponto negativo é exatamente por se passar em um época anterior, e quase nada na fala dos personagens ser diferente, fazendo até que com você se esqueça do detalhe da época, apesar de deixar a leitura mais fluida, acho que a linguagem devia apresentar algumas mudanças para ficar claro a diferença de épocas.
No fim das contas é um livro bom, com uma pegada meio cyberpunk, e um final que realmente me surpreendeu
______________________
Esse é minha primeira resenha aqui para o blog, espero que gostem. Se tiverem alguma dica pra me ajudar nas futuras resenhas, o que posso mudar, acrescentar, ficaria muito feliz em ouvir algumas críticas.
Desculpem a falta de detalhes, é que já faz cerca de uma semana que eu terminei o livro, então ele não está tão fresco na memória, e como eu peguei ele na biblioteca não tenho como consulta-lo.
Titulo original: Clockwork Angel
Autor(a): Cassandra Clare
Nº de páginas: 390
ISBN: 9788501092687
Editora: Galera Record
Ano: 2012
Sinopse: Tessa Gray tem apenas dezesseis anos e, mesmo parecendo ser uma mocinha indefesa, precisa cruzar o oceano de Nova York à Londres vitoriana para encontrar o irmão mais velho. Com a morte da Tia Harriet, ela não tem outra escolha senão ir morar com Nathaniel, o único parente vivo. Porém, para sua grande surpresa, ao desembarcar, Tessa é imediatamente sequestrada pelas irmãs Black e Dark, duas senhoras nada simpáticas que também mantêm Nathaniel em cativeiro.A segunda novidade é que a srta. Gray não é nem um pouco indefesa. Dona do estranho poder de se transformar em qualquer um apenas ao tocar em algum pertence dessa pessoa, a menina é um objeto valioso para os membros do Clube Pandemônio, uma organização secreta mantida pelas Irmãs Sombrias. Como nada no submundo escapa dos conhecimentos dos Caçadores de Sombras, Tessa é logo resgatada por eles, encontrando abrigo no Instituto de Londres.
Anjo Mecânico é o primeiro livro da trilogia As Peças Infernais, escrito pela autora Cassandra Clare, que também escreveu a famosa saga Instrumentos Mortais.
Eu já acompanhava a saga o Instrumentos Mortais, porém ela teve seu fim no começo desse ano. Já sabia que havia os livros de As peças infernais, e que apesar de não fazer parte da história principal de IM, soube que as duas de certa forma se entrelaçam e que até alguns outros personagens estão presentes em ambas as sagas.
O livro conta a história de Tessa, que logo após a morte de sua tia recebe uma carta do seu irmão pedindo para que ela saia de Nova York, onde morava com a tia, e vá morar com ele em Londres. Porém, ao chegar lá ela é sequestrada por duas feiticeiras chamadas As Irmãs Sombrias, que revelam que ela possui a capacidade de se transformar em outras pessoas apenas tocando algum objeto pertencente aquela pessoa. Com isso as irmãs mantém Tessa prisioneira e obrigam ela a treinar seu poder para que depois ela seja dada para um homem no qual elas se referem como o "Magistrado", e se case com ele.
Logo depois Tessa é salva por Will, e então somos apresentados ao universo dos Caçadores de Sombras, algo que já estou bem familiarizado depois de 6 livros de Instrumentos Mortais, mas o livro explica bem todo o contexto dos Caçadores de Sombras, do Instituto, etc... Claro que estamos no primeiro livro da trilogia e muito mais mitologia deve ser apresentada, mas o livro consegue te deixar a par de tudo que ocorre no Mundo das Sombras.
Algo que me incomodou um pouco no começo e no meio do livro, é que tudo estava caminhando por um caminho bem clichê, com semelhanças gritantes em relação á saga anterior da Cassandra Clare, personagens exatamente iguais, mesmo rumo na história. Porém ainda no meio do livro a história vai se aprofundando mais, e você percebe que são só semelhanças mesmo, e o livro toma seu rumo próprio.
O que achei bem interessante durante livro, foi o fato de que por se passar em uma época anterior a nossa, a Tessa estranha o fato de muitas coisas na vida dos Caçadores de Sombras serem realizadas por mulheres, ou a forma mais corajosa das mesmas, já que naquela época o homem que cuidava da maioria dos assuntos e as mulheres basicamente só cuidavam da casa. É algo que conta como um ponto positivo pro livro.
Um ponto negativo é exatamente por se passar em um época anterior, e quase nada na fala dos personagens ser diferente, fazendo até que com você se esqueça do detalhe da época, apesar de deixar a leitura mais fluida, acho que a linguagem devia apresentar algumas mudanças para ficar claro a diferença de épocas.
No fim das contas é um livro bom, com uma pegada meio cyberpunk, e um final que realmente me surpreendeu
______________________
Esse é minha primeira resenha aqui para o blog, espero que gostem. Se tiverem alguma dica pra me ajudar nas futuras resenhas, o que posso mudar, acrescentar, ficaria muito feliz em ouvir algumas críticas.
Desculpem a falta de detalhes, é que já faz cerca de uma semana que eu terminei o livro, então ele não está tão fresco na memória, e como eu peguei ele na biblioteca não tenho como consulta-lo.