24 setembro 2014

Resenha | A Cura Mortal (Maze Runner #3)

Titulo: Maze Runner #3: A Cura Mortal
Titulo original: The Death Cure
Autor(a): James Dashner
Nº de páginas: 368
ISBN: 9788576833888
Editora: V&R
Ano: 2012
Comprar

Sinopse: Por trás de uma possibilidade de cura para o Fulgor, Thomas irá descobrir um plano maior, elaborado pelo CRUEL, que poderá trazer consequências desastrosas para a humanidade. Ele decide, então, entregar-se ao Experimento final. A organização garante que não há mais nada para esconder. Mas será possível acreditar no CRUEL? Talvez a verdade seja ainda mais terrível... uma solução mortal, sem retorno.

Essa resenha é sobre o terceiro livro da trilogia Maze Runner. Se você ainda não leu aos primeiros livros, aconselho a não continuar a leitura dessa postagem pois pode conter alguns spoilers. Leia as resenhas que fiz dos livros anteriores aqui no blog:
___

O livro se inicia três semanas após os acontecimentos de "Prova de Fogo", e Thomas ainda está preso dentro do quarto branco (BBB?). Ele está sujo, fedendo, quando finalmente a porta do quarto se abre e de lá surge o Homem-Rato, que leva Thomas até seus amigos e explica que finalmente os Experimentos estão acabando, que o último passo será algo simples que envolve a reconstituição de suas memórias. E que depois dessa reconstituição eles verão que tudo pelo o que passaram foi algo necessário, e que a maioria de todas as respostas estão entre as memórias que lhes foram arrancadas.

Porém Thomas, Newt e Minho, não estão muito confiantes com o rumo que as coisas estão indo. O que impediria o CRUEL de implantar memórias falsas para assim controla-los mais facilmente? É por essa e outras razões que os três decidem fugir do complexo do CRUEL.
-
Em "Prova de Fogo" vemos apenas um pequena parcela de como está o mundo atual, já em "A Cura Mortal" é melhor explicado a situação do mundo. Porém não é como na maioria dos livros, onde alguém com o conhecimento maior do que os dos personagens da história, senta e se põe a explicar como tudo aconteceu e como tudo está atualmente. Não. É dado pequenas informações ao longo do livro e você vai juntando peça por peça. Um ponto bem positivo pro livro, mas que exige que você leia com um pouco mais de atenção, pois se pular uma linha, pode perder algum fragmento importante.

Por ser o último livro da trilogia, eu imaginava que seria um livro onde focaria apenas em resolver todos os mistérios e dúvidas que foram alimentadas durante todo esse tempo, só que não é bem isso que acontece. O livro continua levando os personagens para situações de risco, e levantando mais questionamentos ao longo da história, o que para um livro de suspense é muito bom, mas você vai lendo e se questionando em que momento eles vão colocar tudo nos trilhos e criar o desfecho final.

O livro continua com o poder de te surpreender com um simples virar de página, e ainda deixar pequenos ganchos de suspense em cada final de capitulo.
Fica difícil se aprofundar mais sem contar spoilers, mas gostei do final que foi dado aos personagens. O fato de nem tudo acabar bem pra todos é triste, mas é bom por outro lado, pois deixa toda aquela sensação de sacrifício bem explicita.

O desfecho acontece tudo muito rápido, você tá lendo página por página e quando vai ver ACABOU. O epilogo traz mais respostas pra suas dúvidas do que o livro inteiro, e o que provavelmente vai acontecer depois do final. Então NÃO LEIA O EPILOGO ANTES, tem pessoas que tem mania de ler a última página antes, mas acho que no caso desse livro é melhor não ler.

Eu senti um pouco de falta de relatar um pouco mais do passado dos Clareanos, sabemos algumas poucas coisas do passado de Thomas através de flashbacks e só. Existe o livro "Ordem de Exterminio" que é um prequel da história, mas é de uma época antes do CRUEL e os Clareanos existirem.
Recentemente, James Dashner anunciou que vai escrever um outro prequel contendo o passado dos Clareanos, porém eu acho que alguma coisa devia ter sido colocado na trilogia e não deixar tudo pra outro livro.





___

Maze Runner é uma das melhores trilogias que li e vale muito a pena acompanhar essa história. Quero muito ler o prequel sobre os Clareanos, porém só será lançado em 2016, então paciência. Não sei se lerei "Ordem de Exterminio" agora, vou ler outras coisas antes e se depois der vontade, eu leio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário