20 setembro 2014

Resenha | Prova de Fogo (Maze Runner #2)

Titulo: Maze Runner #2: Prova de Fogo
Titulo original: The Scorch Trials
Autor(a): James Dashner
Nº de páginas: 400
ISBN: 9788576832997
Editora: V&R
Ano: 2011
Comprar



Sinopse: O Labirinto foi só o começo... o pior está por vir. Depois de superarem os perigos mortais do Labirinto, Thomas e seus amigos acreditam que estão a salvo em uma nova realidade. Mas a aparente tranquilidade é interrompida quando são acordados no meio da noite por gritos lancinantes de criaturas disformes – os Cranks – que ameaçam devorá-los vivos. Atordoados, os Clareanos descobrem que a salvação aparente na verdade pode ser outra armadilha, ainda pior que a Clareira e o Labirinto. E que as coisas não são o que aparentam. Para sobreviver nesse mundo hostil, eles terão de fazer uma travessia repleta de provas cruéis em um meio ambiente devastado, sem água, comida ou abrigo.
Calor causticante durante o dia, rajadas de vento gélido à noite, desolação e um ar irrespirável – no Deserto do novo mundo até mesmo a chuva é a promessa de uma morte agonizante. Eles, porém, não estão sozinhos – cada passo é espreitado por criaturas famintas e violentas, que atacam sem avisar.
Manipulação, mentiras e traições cercam o caminho dos Clareanos, mas para Thomas a pior prova será ter de escolher em quem acreditar.
Essa resenha é sobre o segundo livro da trilogia Maze Runner. Se você ainda não leu ao primeiro livro, Correr ou Morrer, aconselho a não continuar a leitura dessa postagem pois pode conter alguns spoilers. Leia a resenha que fiz do primeiro livro aqui: RESENHA | CORRER OU MORRER (MAZE RUNNER #1).
__

O livro começa exatamente no mesmo ponto onde o anterior parou, Thomas e seus amigos estão descansando no dormitório para onde foram levados depois de terem sido resgatados por ativistas que agem contra os planos do CRUEL. Porém nós sabemos que não ficará assim por muito tempo, afinal no epílogo do primeiro livro fomos avisados que a Fase 2 dos Experimentos estão prestes a começar.

Os Clareanos são acordados por gritos das pessoas infectadas com Fulgor ao lado de fora de onde estão hospedados, e misteriosamente todas as portas estão trancadas e os bom samaritanos que os acolheram estão mortos e pendurados no teto. Logo descobrem que eles têm que passar por mais um teste: Atravessar um deserto e percorrer dezenas de quilômetros, sem nenhuma ajuda com comida e suprimentos do CRUEL, para só assim estarem salvos.

Se você acabou de ler Correr ou Morrer, e começa a ler esse livro você pode estranhar, e até se decepcionar um pouco. Pois apesar de ter bastante ação, as primeiras páginas são um pouco cansativas de se ler, acho que devido a narrativa focar muito no percurso deles pelo deserto. Claro que tem algumas surpresas pelo caminho, mas era assim: acontecia algo - eles resolviam - continuavam andando.
Porém isso é realmente só no começo do livro, durante cerca de 80/100 páginas, pois logo somos apresentados a um novo cenário e então a história realmente ganha um gás.

Nesse livro somos apresentados a novos personagens, que são muito bem desenvolvidos, tanto é que alguns deles (em especial um), você acaba criando uma empatia quase maior do que por personagens que estão desde o começo da trilogia.

Só que o livro peca em não tentar, em momento algum, desenvolver os outros Clareanos que o Thomas não conhecia direito, deixando a interação dele voltada apenas para Minho, Newt e Caçarola.
Seria muito bom se esse ponto tivesse sido melhor trabalhado, pois cada morte teria um tom dramático maior. Porque em certos momentos alguém, que não fazia parte do ciclo de interação de Thomas, se machucava ou até mesmo morria e ele parecia não dar a minima.

Maze Runner é uma trilogia onde você precisa ser persistente se quiser respostas, foi assim no primeiro livro e nesse não foi diferente. Com o decorrer do livro você descobre mais sobre o que é o CRUEL, como o mundo está atualmente, sobre o fulgor e os Cranks. Mas é como eu disse: Você tem que ser persistente. Nem tudo foi respondido nesse livro, e novas questões foram levantadas, então paciência. Espero que tudo seja esclarecido no terceiro livro.

Em geral, o livro é muito bom, achei um pouco inferior ao primeiro, já que esse não conseguiu despertar aquela vontade de "PRECISO TERMINAR ESSE LIVRO", mas mesmo assim continua ótimo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário