02 setembro 2014

Resenha | Anjo Mecânico (As Peças Infernais #1)

Titulo: Anjo Mecânico
Titulo original: Clockwork Angel
Autor(a): Cassandra Clare
Nº de páginas: 390
ISBN: 9788501092687
Editora: Galera Record
Ano: 2012
Sinopse: Tessa Gray tem apenas dezesseis anos e, mesmo parecendo ser uma mocinha indefesa, precisa cruzar o oceano de Nova York à Londres vitoriana para encontrar o irmão mais velho. Com a morte da Tia Harriet, ela não tem outra escolha senão ir morar com Nathaniel, o único parente vivo. Porém, para sua grande surpresa, ao desembarcar, Tessa é imediatamente sequestrada pelas irmãs Black e Dark, duas senhoras nada simpáticas que também mantêm Nathaniel em cativeiro.A segunda novidade é que a srta. Gray não é nem um pouco indefesa. Dona do estranho poder de se transformar em qualquer um apenas ao tocar em algum pertence dessa pessoa, a menina é um objeto valioso para os membros do Clube Pandemônio, uma organização secreta mantida pelas Irmãs Sombrias. Como nada no submundo escapa dos conhecimentos dos Caçadores de Sombras, Tessa é logo resgatada por eles, encontrando abrigo no Instituto de Londres.

Anjo Mecânico é o primeiro livro da trilogia As Peças Infernais, escrito pela autora Cassandra Clare, que também escreveu a famosa saga Instrumentos Mortais.

Eu já acompanhava a saga o Instrumentos Mortais, porém ela teve seu fim no começo desse ano. Já sabia que havia os livros de As peças infernais, e que apesar de não fazer parte da história principal de IM, soube que as duas de certa forma se entrelaçam e que até alguns outros personagens estão presentes em ambas as sagas.

O livro conta a história de Tessa, que logo após a morte de sua tia recebe uma carta do seu irmão pedindo para que ela saia de Nova York, onde morava com a tia, e vá morar com ele em Londres. Porém, ao chegar lá ela é sequestrada por duas feiticeiras chamadas As Irmãs Sombrias, que revelam que ela possui a capacidade de se transformar em outras pessoas apenas tocando algum objeto pertencente aquela pessoa. Com isso as irmãs mantém Tessa prisioneira e obrigam ela a treinar seu poder para que depois ela seja dada para um homem no qual elas se referem como o "Magistrado", e se case com ele.

Logo depois Tessa é salva por Will, e então somos apresentados ao universo dos Caçadores de Sombras, algo que já estou bem familiarizado depois de 6 livros de Instrumentos Mortais, mas o livro explica bem todo o contexto dos Caçadores de Sombras, do Instituto, etc... Claro que estamos no primeiro livro da trilogia e muito mais mitologia deve ser apresentada, mas o livro consegue te deixar a par de tudo que ocorre no Mundo das Sombras.

Algo que me incomodou um pouco no começo e no meio do livro, é que tudo estava caminhando por um caminho bem clichê, com semelhanças gritantes em relação á saga anterior da Cassandra Clare, personagens exatamente iguais, mesmo rumo na história. Porém ainda no meio do livro a história vai se aprofundando mais, e você percebe que são só semelhanças mesmo, e o livro toma seu rumo próprio.

O que achei bem interessante durante livro, foi o fato de que por se passar em uma época anterior a nossa, a Tessa estranha o fato de muitas coisas na vida dos Caçadores de Sombras serem realizadas por mulheres, ou a forma mais corajosa das mesmas, já que naquela época o homem que cuidava da maioria dos assuntos e as mulheres basicamente só cuidavam da casa. É algo que conta como um ponto positivo pro livro.

Um ponto negativo é exatamente por se passar em um época anterior, e quase nada na fala dos personagens ser diferente, fazendo até que com você se esqueça do detalhe da época, apesar de deixar a leitura mais fluida, acho que a linguagem devia apresentar algumas mudanças para ficar claro a diferença de épocas.

No fim das contas é um livro bom, com uma pegada meio cyberpunk, e um final que realmente me surpreendeu





______________________

Esse é minha primeira resenha aqui para o blog, espero que gostem. Se tiverem alguma dica pra me ajudar nas futuras resenhas, o que posso mudar, acrescentar, ficaria muito feliz em ouvir algumas críticas.
Desculpem a falta de detalhes, é que já faz cerca de uma semana que eu terminei o livro, então ele não está tão fresco na memória, e como eu peguei ele na biblioteca não tenho como consulta-lo.






Nenhum comentário:

Postar um comentário